Macaé terá a primeira Clínica de Emagrecimento do Estado

Com foco na qualidade de vida e no tratamento de uma doença que traz inúmeras complicações à saúde, a Prefeitura de Macaé anunciou a implantação da Clínica do Emagrecimento. O centro voltado aos cuidados para a obesidade será o primeiro do estado, oferecendo atendimento integrado e multisetorial.
No anúncio feito pelo prefeito de Macaé, Welberth Rezende, ele destaca que o atendimento na Clínica será priorizado a pessoas com obesidade mórbida, quando se atinge o índice considerado grave para a doença. “No Centro de Referência da Pessoa, com Obesidade, teremos à disposição medicamentos e profissionais necessários como nutricionista, educadores físicos, farmacêuticos, médicos e psicólogos, além de um protocolo para a retirada da caneta que auxilia no processo de emagrecimento”, detalhou Welberth.
O Secretário de Saúde, Lucas Dias, ressalta que, com o Centro, Macaé conseguirá unificar a oferta de serviços oferecidos pela Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e pelo Ambulatório de Obesidade. “Macaé desponta mais uma vez no pioneirismo ao iniciar a implantação de uma Clínica como essa, pensada na melhoria da saúde dos munícipes, já que a obesidade é um comorbidade importante que impacta, além das condições físicas, também a vida social e o emocional de quem sofre com a doença”, reforça.
A obesidade é atualmente um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil, já que a condição está diretamente ligada a outras doenças crônicas como as cardiovasculares e a diabetes, tendo um impacto significativo na saúde da população, na economia e na sociedade como um todo. Pesquisas apontam que cerca de 31% da população adulta brasileira vive com obesidade, e 68% apresentam excesso de peso.